domingo, 13 de novembro de 2011

Casamento indiano

Em época de casamento, LITERALMENTE, tanto para nós aqui de casa quanto para os indianos, eu não poderia deixar de escrever sobre isso. Por que para os indianos??? Porque agora, novembro e dezembro é a época que mais tem casamento aqui na Índia. Por causa da Lua, das estrelas, dos astros, da numerologia e essas coisas todas, esse é O MOMENTO para um casamento! UAL hein Gá, a gente nem sabia disso e nos demos bem!! (ADOREI a minha nova descoberta).

Bom, agora eu vou contar para vocês como funciona um casamento aqui na Índia... e para começar, vamos falar do convite. Quem ainda não decidiu como fazer um convite de casamento, aí vai a dica, e que dica hein, vamos combinar...

Este foi o convite indiano mais luxuoso que recebemos até o momento.
São duas caixas

Uma vem com o convite e os dados da família

Este é o convite. Escrito em uma plaquinha dourada com um desenho vazado na lateral esquerda

Na outra caixa, dois mimos muito gostosos. Quando abrimos a "tampa" a grande surpresa: 18 bombons deliciosos! E na lateral direita uma essência para perfurmar ambiente, super perfumada, já coloquei no lavabo.  

Pensa....


Um bombom com recheio de caramelo e castanhas, muito gostoso, até a Suneeta não resistiu!

E ontem, 12 de novembro de 2011, foi o dia deste casamento. RA, mas eu disse ao Gabriel que não perderia por nada deste mundo! CLARO QUE FOMOS e eu vou contar como foi.

Primeiro, eu fiz questão de comprar uma roupa indiana. Achei que seria de bom grado à família dos noivos, e assim o fiz. E não é que a família da noiva ficou muito contente em me ver vestida assim?!?! E eu adorei usar uma roupa tão brilhante, mas gente, isso não era nada perto das roupas que vi no casamento. Fiquei em extase total, com aquele monte de brilho, era um saree (sári) mais lindo que o outro!

Segue a roupa que eu comprei:

Ready made suit dupatta. É uma vestimenta típica indiana, para quem não quer usar o saree (sári). É composto por 3 peças, uma calça sarouel que é bem justa na canela e fica toda enrugadinha perto do tornozelo (é super comprida para ficar assim), um "vestido" que pode ser mais rodado ou mais sequinho, com ou sem manga, e a dupatta, que é tipo uma echarpe mais comprida, normalmente do mesmo tecido, cor, estampa e detalhe do vestido, pode ser usada como estou usando na foto ou simplesmente jogada em um dos ombros. E pelo que percebi a regra é a seguinte, em um casamento, quanto mais bordado, brilho e pedraria, melhor! Ah, o marido preferiu não usar uma roupa típica.

Entrada da chácara

Quando chegamos ao casamento, paramos o carro no manobrista e quando saímos do carro notamos que havia 2 baguncinhas, uma na lateral direita, de onde vinha o som de uma banda bem animada, e do outro lado, a entrada principal da festa....(fiquei meio perdida rs) Quis conhecer os dois lados, e o Jayraj, um colega de trabalho do Gabriel que estava com a gente foi me explicando tudo. Na lateral direita, de onde vinha o som da banda, era a família do noivo. E la estava ele, sentadinho, todo enfeitado, em uma carruagem. Os homens, familiares mais próximos do noivo, usavam um tipo de dupatta em cor vinho em volta do pescoço, por cima dos super bem cortados ternos.


Quando chegamos no cantinho do noivo olha o que vimos.

E o noivo todo enfeitado, sentado em uma carruagem também toda enfeitada e os seus familiares e amigos todos animados dançando ao som da banda.

Fiz um filminho para mostrar para vocês a animação da galera:




O horário do casamento estava marcado para 20:30, mas chegamos umas 21:40, e eu apavorada que ia perder um monte de coisa... BOBAGEM, os noivos chegaram ja era mais de 22:00. Então, como ia dizendo, o noivo e sua família ficam de um lado, e a família da noiva fica do outro lado, recepcionando os convidados, afinal quem prepara, paga e organiza toda festança é a família da noiva. E o noivo e seus familiares são recebidos como se fossem os convidados mais importantes da festa.

Agora, indo para o outro lado, fomos MUITO bem recebidos pelos familiares da noiva, os homens usavam um turbante vermelho na cabeça.

A entrada principal

Por favor reparem em todos os detalhes!

Quando entramos no espaço, vi muitas tendas montadas, toda a decoração na cor laranja. Infelizmente eu não tirei foto de tudo, mas aí vão algumas:

Esta é a tenda onde acontece a cerimônia religiosa

Olhando mais de perto, todos os detalhes são lindos.

Mais tenda para os convidados. tinha muitas dessas espalhadas.

Aqui foi montado um espaço para a seção de fotos com os noivos. Gigante.

Os noivos ficavam sentadinhos alí no meio, as pessoas entravam de um lado, cumprimentavam, entregavam o presente, tiravam fotos e saíam do outro lado. Tinha um pit de fotógrafos montado ali no meio, embaizo do palquinho.

lindo não? tudo isso nessa parede foi feito com flores laranjas.

mais detalhes. Ah, e em todo lugar tinha muita vela.

convidados

E tinha muuuuuuuita gente trabalhando no casamento. Tinha muita comida, varios buffets espalhados. Comida indiana, saladas, frutas de todo tipo, sobremesa, comida ocidental, café, chás, leite quente com temperinhos (que eu adorei), balinhas refrescantes, e um monte de outras coisinhas indianas. Tudo do bom e do melhor. Desculpe gente, mas se eu ficasse tirando foto de tudo meu marido ia ter um treco.


Curiosidade: os casamentos na Índia, dos mais simples aos mais luxuosos, normalmente são montados assim, em um espaço aberto, não são como os nossos, que alugamos um salão, chácara ou coisa assim. Eles só precisam ter este espaço, que aí montam a estrutura que quiserem e da maneira que quiserem. No caso deste casamento, o espaço foi alugado. Mas para as famílias que não tem muito dinheiro, um terreno simples, já é o suficiente... Eles acabam dando um jeitinho!


Agora vamos falar da chegada dos noivos e da tão esperada cerimônia.
O noivo entrou primeiro, rodeado dos familiares e uns primos meio doidões lá.... rs. Depois de um tempo começou a tocar uma música diferente, super linda - aliás amei todas as músicas, enquanto estavam tocando -  saí correndo para ver o que era e a noiva ja tinha entrado, foram direto para o espaço das fotos e começaram a receber os convidados. Isso já eram quase 23:30.


Tirei algumas fotos para vocês verem, mas por favor, me desculpem, foi do celular, então a qualidade não é das melhores...

os noivos


 Pais dos noivos. A noiva mal conseguia levantar os braços com tanto peso - reparem nessas duas pulseiras que parecem dois abajures. É TUDO OURO MINHA GENTE! Ela nem se mexia direito. Lindo o saree da sogra!

entrega de presentes

poxa, os noivos também tem que comer!!!
modelitos de sarees

mulheres muito lindas e extremamente elegantes.

Tinha muito mais, pena que nao fiquei tirando foto....

Como eu disse no começo do post, os casamentos dependem muito das posições dos astros e tal, e o horário do casamento, da cerimônia, também depende disso. Por isso que aqui tem casamento em qualquer horário. Tem de manhã, a tarde e a noite. Essas coisas de números... Ficamos esperando um tempão... e eu enchendo o saco do Gabriel:

- Que horas vai começar a cerimônia? Mas não vai começar? Mas por que ta demorando? O que está acontecendo? O que eles estão fazendo agora?? - e blá blá blá
(Nossa, tem que amar muito pra aguentar essa pestinha!)

Já eram 2:00 da manhã e nada... aí um dos primos da noiva, conhecido do Gabriel, veio conversar com a gente, e nos disse que a cerimonia iria começar umas 4:00. RA, Que legal! Desculpe gente, não deu para esperar. Pararam de tocar a música, a festa ja estava ficando vazia, a única coisa que tínhamos pra fazer era comer, e eu já estava explodindo, o Gá cansado... então fomos embora.

SNIF! :_(

Mas olha só como eu sou legal. Encontrei um documentário sobre casamento indiano. Quem quiser saber como funciona, dá  uma olhada, eu adorei, vale a pena ver. É super isso mesmo que acontece aqui. São duas partes:





Mágico não? Eu adorei ter visto tudo isso de perto - me deu até vontade de mudar tudo pro nosso casamento, rsrs Tô brincando Van!!! Espero que vocês tenham gostado também! Beijinhos!

Ai gente, e mais uma coisa super importante que eu não comentei: este foi um casamento arranjado, mas eles já se conheciam. Era isso! rs

3 comentários:

*Kênya* disse...

Reparei no coraçaozinho azul apontando pro Gá....só vc mesmo!! QUE SONHO DE CASAMENTO!!!! amei o convite

ana júlia costa disse...

Thaís, amei o post do casamento. E este convite!!! É TUDO!!!!
parabéns pelo blog. BJ

m manuela silva disse...

hoje fui a um casamento indiano,nao sou indiana sou portuguesa e muito sinceramente antes das cerimonias acabarem vim embora pois senti ke estava posta de lado naquele meio,contudo gostei foi diferente