domingo, 15 de agosto de 2010

SAPATO OXFORD

Ai como foi difícil te encontrar!
Já fazia tempo que estava a procura do modelo ideal para mim. Desde o inverno ele anda aparecendo e como continua para o Verão resolvi ter paciencia. VALEU ESPERAR!
"O modelo oxford é um sapato em couro de amarrar.
Os sapatos Oxford possuem vários tipos, sendo o brogue e o derby os mais conhecidos.
O brogue originou-se na Irlanda como um calçado resistente para camponeses e com o passar do tempo, sofreu modificações, sofisticando-se e recebendo outros nomes.
Wing-tip Oxford é o modelo que possui revestimento duplo de couro com perfurações e pespontos de efeito decorativo na ponta e no calcanhar. A gáspea (parte dianteira do calçado que cobre o pé) desse modelo é costurada em forma de asa, daí o nome wing-tip (ponta em forma de asa, em português).
O Cap-toe Oxford ou Derby tem uma segunda camada de couro em sua ponta, podendo ou não apresentar pespontos ou perfurações.
O Plain-toe Oxford ou Oxford ou Richelieu é fabricado em uma só peça de couro e é considerado o verdadeiro Oxford para os ingleses e irlandeses. Chamado também de Richelieu pelos franceses, originalmente não possui enfeites.
Atualmente não possui uma rigidez em relação ao uso da nomenclatura dos modelos descritos e comumente seus nomes são confundidos. Não existe uma tradução dos nomes dos modelos para o português e alguns modelos são reinterpretados para o uso de mulheres e crianças - principalmente agora.
Ainda que seja tentada uma precisão na descrição e definição dos modelos, é sabido que, tanto na Europa quanto no Brasil e nos Estados Unidos, estes calçados possuem inúmeras variações de acordo com seus fabricantes."
O modelo da foto é um wing-tip, minha mais nova aquisição. Vou usá-lo com calças boyfriend, shorts, saias, vestidos e também ousar em combinações com meias trabalhadas, lisas ou coloridas.

Nenhum comentário: