sábado, 2 de abril de 2011

Kuala Lumpur - Malaysia

Mal tirei as coisas da mala já tive que montar outra. Destino? Malaysia. Kuala Lumpur. Saímos dia 4 de março. Mais 5 horas de viagem...

Tivemos apenas um dia para conhecer alguns lugares. O Ga (meu maridon) tinha que trabalhar, afinal este era o propósito da viagem. E eu também tinha que mandar alguns desenhos para o Brasil. Então foco né?!  Mas tivemos o final de semana livre para bater perna.
Primeiro fomos conhecer  as “Petronas Twin Towers”, de 88 andares, com 452 metros (allllltas, muuito altas) e atualmente consideradas o terceiro edifício mais alto do mundo (pronto). Mas uma dica: se você tem pretensão de subir para conhecer deve comprar os tickets com no mínimo 3 dias de antecedência. Chegamos lá e não tinha mais. OK OK. Foi bonito ver la de fora.

Depois fomos visitar a Torre Menara, com seus 421 metros de altura. Aqui nós conseguimos subir. Elevador rapidinho, entupiu meus ouvidos. QUE VISTA LINDA LÁ DE CIMA!  Tiramos algumas fotos e descemos.

Depois disso fomos conhecer os shoppings da cidade. Quase fiquei maluca. Vááários! Um ao lado do outro.  E daqueles que deixa qualquer Iguatemi no chinelo (se é que eu posso comparar).  Por incrível que pareça me ajudou muito na pesquisa para a próxima coleção de Verão.
Depois em agradecimento por ter me acompanhado, fui conhecer um shopping só de eletrônicos. Com vários andares recheados de lojas e stands vendendo tuuuuuuuudo de computador, celular, som e afins. Coisas que eu nem sabia que exisita.

Bom, aqui na Malaysia eu fiquei mais tranqüila. Senti as pessoas mais educadas, mais acolhedoras. Adorei a maneira da mulheres se vestirem. A maioria usa o “hijab muçulmano” que é o véu que cobre toda a cabeça com uma abinha no final da testa...  Marquei bobeira, devia ter comprado um para mim.  E aí, quando eu fui procurar a respeito olha o que eu encontrei:
“...Eis os versículos que ordenam o véu da mulher Muçulmana:

“Ó Profeta, dize às tuas esposas, tuas filhas e às mulheres dos crentes que se cubram com as suas jalabib (uma roupagem exterior, uma longa toga, que cobria todo corpo); isso é mais conveniente, para que se distingam das demais e não sejam molestadas; sabei que Allah é Indulgente, Misericordioso.” (Al Ahzab 33: 59)

Num outro surah Allah afirma:

“Dize às crentes para que baixem os seus olhares, conservem os seus órgãos genitais e não mostrem os seus ziinah(ornamentos: quer dizer, não exibir as regiões corporais que, usualmente, recebem ornamentos: o pescoço, o colo, o rosto, os braços, os tornozelos. Há, implícita, a idéia de ornamentos naturais(o corpo) e artificiais.--.tanto a beleza natural como os ornamentos artificiais), além dos que (normalmente) aparecem; que cubram a totalidade do seu corpo com seus véus e não mostrem os seus ziinah (tanto a beleza natural como os ornamentos artificiais)) a não ser aos seus maridos, seus pais, seus irmãos, seus filhos, seus enteados, seus sobrinhos, às mulheres(muçulmanas), seus criados isentos das necessidades sexuais(impotentes) ou às crianças que não discernem a nudez das mulheres; que não agitem os seus pés, para chamarem a atenção sobre os seus ziinah (tanto a beleza natural como os ornamentos artificiais) ocultos. Oh crentes voltai todos arrependidos, a Allah, afim de que vos salveis.” (An Nur 24: 31)

Com esses dois versículos, pode-se concluir que a finalidade de véu e a ordem para que as mulheres se cobrissem na íntegra visa, em primeiro lugar, “..para que se distingam das demais..” uma vez que as nossas mulheres não são iguais às demais, a maior parte das quais ostentam os seus corpos e seus ornamentos, chamando assim atenção aos homens, o que dá azo a proliferação do sexo ilícito e promíscuo, para além de inúmeros danos que causam, quer de índole social, psicológico, econômico, político etc... e a outra parte do versículo explica a segunda razão porque as nossas mulheres têm que se cobrir, “...não sejam molestadas...” É sabido que a maior parte de violações e assaltos sexuais, e sexo ilícito têm a sua origem na forma como as mulheres se vestem. Por isso, a mulher mais explorada do mundo é sem sombra de dúvida aquelas que não praticam os ensinamentos Islâmicos ou como é a maior parte dos casos, as mulheres não-Muçulmanas.”
UAL!!
Além de ter visto a maior parte das mulheres em Kuala Lumpur usando este véu eu também vi mulheres que usam pouquíssima roupa. Fiquei impressionada com a facilidade de se encontrar uma prostituta. E em vários momentos eu ficava analisando, olhando para elas, seu semblante, seu olhar. E em muitas eu enxergava a tristeza. Fiquei chocada.
Consegui praticar bastante o meu inglês, conhecendo pessoas com sotaques do mundo todo. Saímos praticamente todas as noites e também fiquei impressionada em como eles investem em bares e baladas. Conheci lugares diferentes e lindos. Música muito boa.
Achei a comida diferente, não tão apimentada como na Índia. Mas também com o seu tempero forte. Calma pessoal, eu estou trabalhando este meu paladar.
Quando eu estava já me acostumando, tivemos que ir embora. Chegamos em casa dia 9 de março à noite, depois de mais 5 horas de viagem, já não sabia mais que horas e que dia eram, estava quase perguntando: “Onde estou? Pra onde que eu vou?”





Um comentário:

*Kênya* disse...

Esse shopping só de eletrônicos tá parecendo o Shopping da 25 melhorado #bemmelhorado