terça-feira, 25 de outubro de 2011

DIWALI

Gente, vocês não imaginam como está o clima aqui na Índia. Está igual semana de Natal. Um monte de barraquinha nas ruas, a galera se preparando para festejar, shoppings abarrotados. É happy Diwali pra lá e pra cá.
Me falaram que Diwali é o Natal dos hindus, mas fui dar uma googada e olha só o que encontrei:
Dizem que o Diwalie (também conhecido como Deepavali) é uma festa religiosa hindu, conhecida também como festival das luzes, onde as luzes ou lâmpadas significam a vitória do bem sobre o mal dentro de cada ser humano. Todos os lugares ficam mais enfeitados ainda, tem luzes de todo jeito! Durante o Diwali, celebrado uma vez ao ano, e aqui será comemorado amanhã, quarta-feira, dia 26 de outubro, as pessoas usam roupas novas, dividem doces e estouram rojões e fogos de artifício (também parecida com nossa festa junina, E VIVA SÃO JOÃO!!). Mas fiquei sabendo que este festival celebra o assassinato de Narakasura, o que converte o Diwali num evento religioso que simboliza a destruição das forças do mal. Claro que tem haver com os deuses deles aqui...


Desculpe pela imagem, foi do celular. Mas olha só, eles tem até árvore de Natal!

Em muitas partes da Índia, é o Baile do Rei Rama de Ayodhya,que após 14 anos de exílio na floresta derrotou o mal Ravana. O povo de Ayodhya (a capital do seu reino) congratulou-se com Rama por iluminação em fileiras (avali) das lâmpadas (Deepa), dando assim o seu nome: Deepavali. Esta palavra, em devido tempo, se tornou Diwali em hindi. Mas, no sul indiano em algumas línguas, a palavra não sofreu qualquer alteração e, portanto, o festival é chamado Deepavali no sul da Índia.
O festival também é comemorado pelos budistas do Nepal, especialmente os Newar budistas.

Na Índia, o Diwali é hoje considerado um festival nacional quanto ao aspecto estético, entretanto, é usufruído pelos hindus, independentemente da fé.


Aqui foi no nosso condominio. Todos os moradores comemoram o Diwali juntos no domingo, mas eu e o Gá chegamos tarde e perdemos o melhor da festa. Teve barraquinha de comidas, presentes, brincadeiras para as crianças, jogos para os adultos e uma grande queima de fogos.

Mais um poquinho de cultura indiana.

Nenhum comentário: