quinta-feira, 9 de setembro de 2010

MAO DE OBRA INDIANA

A India tem 1.2 BILHOES de habitantes para um territorio 2 vezes e meia menor que o Brasil, que tem menos de 200 milhoes de habitantes. 
Entao tem gente de sobra para fazer muita coisa, certo? Por isso eu vi 3 pessoas segurando um cortador de grama - um empurrando e dois puxando (imaginem), isso explica um supermercado ter um funcionario em cada ponta de todos os seus corredores, cada passo que eu dava tinha alguem querendo me ajudar, tinha mais funcionarios que clientes. BAGUAN KELIÊ!!!
Mas muita hora nessa calma, isso nao significa que eles dedicam sua alma para seus afazeres. Alta quantidade para zero de qualidade. Posso estar enganada, por lord ganesha, espero que eu esteja, mas parece que o pessoal aqui gosta de subestimar nossa capacidade de pensar. 
Ateh ontem a noite eu estava pedindo ao Gabriel para ter calma com essas pessoas. Na mesma hora ficamos sem energia, o Ga foi ver o que era e me chamou.
- Voce quer que eu tenha paciencia com uma pessoa que coloca fita isolante dentro da tomada?? Por isso que explodiu e ficamos no escuro.
ULUCAPATÁ!!! 
Eu vivenciei situacoes em que empregados nao sao muito bem tratados pelos proprios indianos. Os estrangeiros ate que pegam leve. 
Mas ta tudo explicado. Comprei um chocolate para o motorista (Ismail) que me ajudou a empurrar o carrinho no supermercado e ele comecou a rir, falou alguma coisa com o moco que estava no caixa e deixou bem claro que nao ficou satisfeito com aquilo! 
AAAAAAAAAAAAHHHHHHHHHHHHHHHHHH!!! Me poupe!
Acho que eles gostam mesmo eh de levar na cabeca!



















Bem que o Gabriel fala "Eles sao subdesenvolvidos mentalmente" 
RS, Calma Ga, voce esta nervoso com eles!
Aqui na India vi muita mulher fazendo trabalho pesado, tipo servente de pedreiro, carregando terra, quebrando tijolos, e todas vestidas com os seus saris coloridos.
Mesmo assim, confesso que fico com o coracao na mao de ter que trata-los friamente...
A Suneeta, faxineira do Ga, eh uma fofa. faaaaaaaaaaaaaaaaaala mais que eu, esperta que soh, mas nao adianta comparar, quando eu  voltar vou dar um aumento para a D. Neide la de casa, nao tem igual gente. Pra comecar vejam as vassouras da casa:


A primeira eh um montinho de galhos secos amarrados por uma fita, que ainda nao descobri para que serve.
A segunda muito menos, ta mais pra cacetete do que qualquer outra coisa, jamais falaria que isso eh uma vassoura!
A azul tem cara de ser propria para lavar, pois ela eh mais rigida.  
A ultima eh a de pelo.
O que todas tem em comum? O tamanho! 
Lembram da novela que mostrou como era o sistema de castas na India (bramane x daliti)?? Entao... dizem que isso nao existe mais por aqui, que eh proibido qualquer discriminacao por castas. Mas agora me respondam: Entao por que a vassoura tem que ser tao pequena?? Eh logico que esta diferenca nao acabou. Esta vassoura eh a prova disso. Para uma pessoa usa-la, seu corpo fica inclinado, demonstrando assim o status de quem estah ereto, provando a todos quem eh o superior daquele local ou momento.. Haja coluna, coitadinhos!

quinta, 9 de setembro de 2010. 18:28

Um comentário:

THAÍS HELENA disse...

Mais um exemplo de como eh a mao de obra aqui na India. O condominio onde estou ainda estah em construcao, e olha o que eu vi pela janela: 6 pessoas acimentando um quadradinho...
4 carregam o cimento em bacias, e vao jogando no chao para os outros 2 passarem a p'a... ai comentei para o Gabriel: "Ga, por que eles nao pegam uma carriola?"
Se fizerem isso 3 pessoas perdem o emprego.
ahhhnnnnnnn....