domingo, 17 de outubro de 2010

Burca ou Sári?

- Thaís, quando você for morar na Índia você vai ter que usar burca???

Algumas pessoas fazem essa pergunta. Então resolvi explicar um pequeno detalhe. Gente, eu estou indo a Índia, não ao Afeganistão. E na Índia a vestimenta feminina mais conhecida é o sári. Vejamos as diferenças entre uma burca e um sári.

A burca é uma veste feminina que cobre todo o corpo até o rosto e os olhos. É usada pelas mulheres do Afeganistão e do Paquistão. As mulheres usam a burca por uma questão religiosa, elas acreditam que o Alcorão, livro sagrado islâmico, exija que homens e mulheres devem se vestir e se comportar modestamente em público e também porque a comunidade religiosa Talibã, que comandou o Afeganistão nos anos 2000, impôs seu uso no país.

Burca
 
Já o sári é um traje comum entre as mulheres indianas. O sári é apenas uma graaannnnnnde peça de tecido (com cerca de 6 metros de). Este tecido pode ser colorido, estampado, bordado, com ou sem brilho. Ele é usado com uma mini blusa e é enrolado em volta do corpo, da cintura para baixo, ficando com a ponta caída sobre um dos ombros. Na maioria das vezes as barriguinhas das moçoilas ficam de fora. Acredito que esta veste ainda é comum na Índia por uma questão cultural, diferentemente da burca. As mulheres indianas tem mais liberdade, elas podem escolher usar um sári ou uma camisa com calça jeans.

Sári

Fico por aqui. Boa semana a todos!!

beijinhos

 

Um comentário:

Andy Santana disse...

OIEEE... Thais td bem??
lembra-se de mim? Anderson q foi aluno da Patricia... e estagiei com vc?? q bom ver vc por aki tb no blogg... beijao linda!!!