sexta-feira, 27 de abril de 2012

LEITURA - Um dia

Não muito tempo atrás, eu não tinha esse frequente hábito de leitura. Mas não sei porque, adorava comprar livros. Comprava todos os livros que eu me interessava, mas nunca lia. E quando começava uma leitura, não conseguia acabar. Bom, isso mudou um pouco. Comecei a ler meus livros e "diminuir" a compra de novos. E acabei descobrindo que melhor do que deixá-los no meu lindo livreiro indiano é lê-los, uma grande gostosura para mim.
Sabendo disso, algumas amigas comentam comigo sobre suas leituras, é meio que um clube das luluzinhas conversando sobre suas leituras.
Um dia, recebi uma dica da Amanda, que me surpreendeu ao dizer que leu um livro que eu iria gostar bastante. Fiquei curiosa. Na minha última semana em São Paulo, março de 2012, fui passar o dia com a Flávia. Fomos a uma exposição, almoçamos e para encerrar o encontrinho em grande estilo, acabamos na Fnac do Higienópolis. Quando a deixei em casa, ela disse que era pra eu subir até o apartamento porque ela tinha algo a me entregar. Subi.

- Você tem que ler esse livro. Você vai adorar!

Um dia, de David Nicholls
Guardei com muito carinho e claro, trouxe para nossa casa aqui na India. Coloquei-o no livreiro e alí ficou por algumas semanas até eu terminar uma outra leitura.
Aí entrei no site dela, da Flávia, que também gosta de ler e para 2012 criou uma meta: "12 livros ao ano". Conheçam o blog aqui
Nunca gostei muito de juras e promessas, e também nunca fui muito de criar metas na vida. Nao que eu nao tenha minhas vontades, meu desejos. Só vou fazendo, para se acaso eu não conseguir eu não ficar muito decepcionada... Mas OK, isto não é um problema para mim. Acho que eu só me engano, só não gosto muito dessas palavras, acho muito pesadas, mas no final, acabo, graças a Deus, realizando o que desejo!!! Por isso não vou dizer que vou ler 12 livros ao ano... Mas vou lendo, e olha só que coicidencia, estamos em abril e ja estou teminando o meu quarto livro! Juro, não foi pensado!!! rs
Bom, depois de ler o post que a Flavia escreveu sobre o livro "Um dia" fiquei bem tentada a começar a leitura. COMECEI!!

E CHOQUEI!

Como pode né? Amigas se conhecerem tanto assim!!! Como é que a Amandinha e a Flá sabiam que eu ia me apaixonar por essa leitura? AI QUE MEDA!

Gente, eu CHOREI lendo este livro, me envolvi tanto que ia dormir pensando no Dex e na Em, no que aconteceria nos próximos capítulos.
É um livro daqueles de você contar a histórioas pro marido sabe? Com empolgação, sem contar o final, quase que implorando para que ele leia.

Bom, para quem não sabe, quando eu estou lendo algo, é de praxe eu carregar um lápis, sim, tem que ser um lápis, não pode ser lapiseira, muito menos caneta, para não marcar o papel, o uso do lápis é apenas para um risco suave, onde marco os trechos que mais me interessa, frases para relembrar, escrevo coisas nas margens, anoto o significado de palavras que não conheço, e dependendo do envolvimento, escrevo coisas da minha vida que comparo com a história, é praticamente um diálogo. Isso é incrivel, certas frases parecem que foram escritas para você!!
Mas o que fazer com o livro da Flávia???? Não poderia sair riscando o livro dela assim.... foi bem sofrido. Mas consegui! Me contive em apenas fazer umas orelhinhas, marcando as páginas que mais mexeram comigo.

Pagina 187 - como pode alguem comparar os amigos com as roupas???
"... amigos eram como roupas: lindas enquanto novas, mas acabavam se desgastando ou não cabiam mais."

Página 278 - Nessa página eu pirei. Pirei com a notícia que Dexter deu para Emma.

Página 307 - Achei lindo este momento em que pai e filha se curtem...
"... depois olha para Jasmine para ver se está bem e ela está ótima, rindo, uma risada linda, uma filha lina. "Uma luz que nunca se apaga"".

Página 310 - Sylvie sua cachorra!!! Gente, como assim???

Página 340 - É inevitável baby!
"Mas era necessário tanto esforço para fingir que não queriam ficar juntos que parecia inevitável que um deles ia ceder"

Página 360 - "Às vezes achava que sentia falta da intensidade inicial, não só do romance, mas do começo da amizade com Dexter. (...) Houve época, provavelmente no começo dos anos 1990, quando os dois não conseguiam passar por uma cabine fotográfica sem entrar, pois precisavam sempre se assegurar da presença um do outro.
Porém, ficar olhando para alguem e conversar até perceber que o dia está amanhecendo? Quem tem tempo ou energia para conversar a noite toda agora? Sobre o que falariam? Preços dos imóveis? Houve época em que esperava ansiosamente que o telefone tocasse à meia-noite, hoje em dia o telefone só toca tarde da noite no caso de algum acidente. E será que precisavam de mais fotografias, quando se lembravam tão bem do rosto um do outro e tinham caixas de sapatos cheias de fotos, um arquivo de quase vinte anos? Quem escreve longas cartas hoje em dia e nessa idade, e qual a razão para se preocupar tanto?"
Dureza....

Página 363 - linha 25.

Página 408 - ""O que você vai fazer com sua vida?" De uma forma ou de outra, parecia que as pessoas estavam sempre fazendo aquela pergunta - os professores, os pais, os amigos às três da manhã -, mas a questão nunca tinha parecido tão premente, e ela estava longe de obter uma resposta. O futuro se estendia a sua frente, uma sucessão de dias vazios, cada um mais desanimador e incompreensível que o outro. Como iria preencher todos eles?
(...) "Viver cada dia como se fosse o último" - esse era o conselho convencional, mas na verdade quem tinha energia para isso? E se chovesse ou você estivesse de mau-humor? Simplesmente não era prático. Era bem melhor tentar ser boa, corajosa, audaciosa e se esforçar para fazer a diferença. Não exatamente mudar o mundo, mas um pouquinho ao redor. Seguir em frente, com paixão e uma máquina de escrever elétrica e trabalhar duro em... alguma coisa. Mudar a vida das pessoas através da arte, talvez. Alegrar os amigos, permanecer fiel aos próprios princípios, viver com paixão, bem e plenamente. Experimentar coisas novas. Amar e ser amada, se houver oportunidade."

"Você é linda, sua velha rabugenta, e se eu pudesse
te dar só um presente
para o resto da sua vida seria este
Confiança
Seria o presente da Confiança.
Ou isso ou uma vela perfumada."

"Incrivelmente emocionante" - Marian Keyes




UM DIA - David Nicholls
Editora Intrínseca Ltda
411 páginas
papel polén soft 70g/m
tipologia sabon
Li em 15 dias.
*****


Bom, e agora o que fazer com este livro? Será que eu vou conseguir devolver para a Flávia?

Nenhum comentário: