domingo, 29 de julho de 2012

África do Sul - Joanesburgo

Para saber o basicão...
A África do Sul, oficialmente República da África do Sul – por isso quando o país aparece nos jogos olímpicos nós vemos RSA (Republic of South Africa), é um país localizado no extremo sul do continente africano, entre os oceanos Atlântico e Índico.
Diferente do que algumas pessoas já me falaram, Joanesburgo não é a capital do país. Sua capital é Pretória, na verdade, essa é a capital administrativa. Bloemfontein é a capital judicial e Cape Town a legislativa.
O país tem 49 milhões de habitantes para uma área de 1.233.404 km².  Sendo Joanesburgo a cidade mais populosa do país com mais ou menos 3.888.180. É conhecido por sua diversidade de culturas, idiomas e crenças religiosas. Tem onze línguas oficiais:. English, Afrikaans, Ndebele, Xhosa, Zulu, Northern Sotho (Sepedi), Southern Sotho (Sesotho), Venda,  Tswana, Swati e Tsonga – sem contar com os idiomas não oficiais. Apesar do inglês ser bastante falado, ele não é o principal idioma do país, ele fica atras de outros 4. Em número de línguas oficias, o país é o terceiro, apenas atrás da Bolívia e da Índia. Agora vocês podem imaginar a minha cara quando estou na rua. Sabe aquele olho arregalado?? Então, é assim que eu fico, tentando desvendar que lingua eles estão falando, e muitas vezes até o ingles é difícil. Preciso me adaptar a isso também.
A África do Sul é um país multiétnico, com as maiores comunidades europeias, indianas e racialmente mistas da África. Exatamente o que vocês leram! Não estamos livres dos indianos, eles estão por toda parte aqui, e aparentemente bem ricos.  Mesmo que 79,5% da população sul-africana seja negra, a mistura é muito grande. E ainda bem que estão todos juntos e misturados. Isso me leva a falar do Apartheid, mas vou deixar para um outro post.
A moeda daqui é o Rand (ZAR –South Africa Rand). R$ 1,00 = R 4.00; US$ 1,00 = R 8,00 (aproximadamente)
Aqui, a maioria das coisas são mais baratas que o Brasil, o que estou achando caro é o aluguel, que é muito parecido ou mais caro que São Paulo. Jantar fora é mais barato, você vai a bons restaurantes, come bem e toma um bom vinho por aproximadamente R$ 100,00. Agora a maioria das lojas estão em liquidação de inverno, vale a pena comprar roupa agora!
Me parece que não teremos problemas com a alimentação, aqui tem de tudo, muita carne, inclusive carne de caça (ask for the game of the day e você vai saber qual o bichinho que caçaram e vão servir no seu prato).
Dizem por aí que podemos beber água da torneira. OK OK, quem quiser fique a vontade, eu por enquanto vou comprando os garrafões de água mineral. Não quero correr o risco de ficar como eu fiquei na Índia antes de irmos embora. Depois que o organismo se adaptar com o lugar quem sabe...
Em Joanesburgo o clima é seco de maio a setembro e úmido de outubro a abril, ou seja, me dei mal logo na chegada.
O código telefônico é +27 e pelo que percebemos a internet é devagar quase parando, nao vai ter outro jeito, vou ter que encomendar um baby. J
Para finalizar vou falar um pouquinho de moda. GENTEMMMM, pára tudo que jajá eu vou pegar a minha camera e sentar num banquinho para fotografar as pessoas. É INCRÍVEL! As mulheres e os homens (de todas as idades) tem um estilo único, AMAZING! Os penteados (claro, diferentes daqueles que eu gosto em Londres), as misturas que eles fazem, os calçados, as cores (que sorte a minha de passar por países tão coloridos, deve ser minha sina!).  Ontem vimos um homem usando um terno laranja quase neon, com um boné na mesma cor, super style! Vi uma mulher com um mini vestido inteiro de penas, a la BeyoGaga sabem ? to vendo que vou me divertir aqui também. Os homens usam camisas estampadas lindas e calças coloridas, acho um charme. E o tamanho da retaguarda das negras sul africanas? UOUUUUU, demais ! Elas são bem bonitas, são bem femininas e estou gostando de suas maquiagens. 


Não resisti e comprei esta camiseta. R195,00 = R$ 48,00

 Ah, por ora é isso, depois escrevo mais!

beijinhos e até o próximo

2 comentários:

Anônimo disse...

Adorei!
Poste sempre, assim vamos conhecendo um pouquinho dai!
Bj
Ana K

Amanda H. disse...

Amiga mto bom ter noticias suas e ler seus comentarios!!!! Adorooo.... aproveite mto!!! Bjs Mandy